Oxi / 12.11.2010

                                    
Se você acha que o crack é a epítome do tenso, prepare-se pra se assombrar. Tá rolando pelo Norte e Nordeste brasileiro um primo da pedra filosofal mais treze ainda: se chama “óx-ci”, de oxidado (não “ô-xi”), e é resultado da substituição do bicarbonato e do amoníaco usados pelos nóias do Centro-Sul na mistura com o cloridrato de cocaína por querosene e cal virgem. O se-cagar-parar-de-comer-roubar-pra-comer-e-se-cagar-e-ter-força-pra-roubar-sem-medo-noção-ou-senso-de-ridículo tá lá também, mas a parada fica mais cruel graças à química mais tosca. Resultado: 30% dos fissurados em oxi morrem em menos de um ano, segundo a pesquisa da REARD (Rede Acreana de Redução de Danos). Com o crack regular, um nóia dura uma média de oito anos.
Foi nesse estudo, aliás, o Vulnerabilidade à Aids por Usuários de Drogas, que se ouviu falar do oxi pela primeira vez, em 2003. Eles foram a campo tentar entender a relação entre o uso de merla/mescla (pasta de cocaína) com o aumento de doenças sexualmente transmissíveis e deram de cara com a droga, até então desconhecida no Brasil (vulgo Região Sudeste), apesar de, por lá, ser comercializada a preços mais baixos que seu primo dos condomínios brasilienses – por volta de R$ 3 a R$ 5.
Mas a coisa tá rolando com força, e as pedras amareladas de oxi já foram apreendidas no Acre, Maranhão e Pará, e, anteontem, fizeram com que a Polícia Rodoviária do Piauí começasse a se preocupar
[O oxi] não chegou nas grandes cidades ainda! Pode demorar à chegar porque a qualidade é pior. Lá eles têm dificuldade em conseguir alguns insumos básicos que são fáceis de conseguir nas grandes cidades. Foi por isso que surgiu o oxi lá, que na verdade nada mais é que um crack de pior qualidade. É mais danoso à saúde? É, porque os insumos são diferentes. Em tese, os dois são ruins, mas os insumos do oxi são mais nocivos. 


Em outro post, mostrarei fotos chocantes de usuários de drogas.

Quem usa drogas , agride a si mesmo!



















42 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

A coisa está ficando cada vez pior. E sinceramente , não vejo perspectivas de mudanças, o ser humano está sentindo a alma vazia.
Bjux

San disse...

Acredito , que logo logo essa tambem estara ''estourando no mercado'', acho tudo isso mto triste, uma gde falta de DEUS NA VIDA DAS PESSOAS, vemos hoje um culto exagerado por aquilo que não presta !Mtos pais perderam o controle de suas casas e o indice de violencia graças a droga aumente e não vejo o governo se preocupando com isso, talvez pensem que pq estão bem financeiramente , esse problema , não baterá as portas deles... ledo engano! bjs

Anônimo disse...

Querida, ótimo post!
Grande alerta! Parabéns pela postagem!
Beijos :)

alma disse...

Merlaine,

Com o cerco às drogas todos tentam de uma maneira ou outra encontrar substitutos.

Não sabia dessa droga que falas, mas um alerta aqui fica, para todos os que se unem na prevenção contra o flagelo.

bj

Úrsula Avner disse...

Oi Merlaine,

prazer em contatá-la ! Seu blog é bonito e instrutivo. Eu trabalho no Juizado Especial Criminal de B.H e a maior parte dos delitos criminais são justamente os que envolvem o uso de drogas. É uma questão muito séria e que vem se tornando cada vez mais comum. Obrigada por sua visita e interesse em seguir o Sempre Poesia. Seja bem vinda aos meus espaços poéticos. Um abraço,

Úrsula

Luna disse...

doí-me pensar que tantos seres perdem tudo incluindo a vida por drogas, é bom alertas como o teu para tentar abrir um pouco a mente dos nossos jovens
beijinhos

Déborah Rajão disse...

Só vamos conseguir vencer as drogas no dia em que o problema for tratado como caso de saúde pública.

Hoje o assunto é tratado como de ordem policial e por isso o problema só se agrava. Se não houver um debate sério, aberto e sem preconceito sobre as drogas, corremos o risco de perdermos toda uma geração.

A pessoa dependente de alguma droga é um doente que precisa de tratamento.

De tratamento e de ajuda.

Um grande abraço e obrigada por seguir o meu blog.
Déborah Rajão

Gisa disse...

Essencial o post.
Um assunto desses deve ser debatido e alertado.
Bj.

Nilson Barcelli disse...

Por aqui o problema da droga já foi bem pior.
Houve várias campanhas de sensibilização, mas para os que não conseguem deixar, distribuem seringas nas farmácias a custo zero e foram criados centros de recuperação. Para além disso deixou de ser crime consumir drogas.
Gostei do post, é um alerta para os consumidores.
Bom fim de semana.

Emilia Vaz disse...

Post sério e preocupante,e um alerta.Bacana teu blog.Adorei!
Estou no seu rastro,querida
Obrigada por passar no meu.Beijão e um ótimo fds pra vc e os seus.

Cristina disse...

Olá Merlaine, obrigada por passar pelo meu blog.
Vim retribuir a gentileza e me deparo com uma postagem séria, e complexa, um assunto que é tão discutido, mas que não estamos conseguindo ver luz no final do túnel, pelo contrário, com sua postagem percebemos que ao invés de estar diminuindo o que ocorre é a maior variedade de drogas, e quanto mais baratas, mais letais.
Espero sinceramente que algo seja feito, pois não podemos perder nossos jovens e crianças para as drogas tão facilmente.
Parabéns pelo blog
Bjosss

| A.Luiz.D | disse...

A morte não anda assustando mais...
POr incrivel que pareça, as consequncias
do uso de drogas faz o viciado achar
que pode sempre mais, uma fortaleza
incansavel de prazer. O universo dessas
pessoas é imaginário, é incontrolável.

Regina Laura disse...

Oi Merlaine, vim retribuir sua visita a meu blog.
Gostei muito daqui. Vi alguns posts suaves como uma pluma. Este, no entanto, nos mostra toda a realidade de pessoas que aceitam e insistem em viver fora dela.
Talvez tentem voltar, mas o retorno, todos sabemos, é muito difícil.
Vale o alerta!
Voltarei mais vezes, tenha certeza.
Beijos

Teresa Cristina disse...

Oiee!!
Obg pela sua visita no meu caminhar...adorei!
Olhe estou de boca aberta, e desta droga nem sabia, post esclarecedor!
Parabéns e obg por compartilhar.
bjss e bom fds!!

Anônimo disse...

Q bom q percebestes minha presença, rá. Quero te convidar a ler este post: http://uniicaeexclusiiva.blogspot.com/2010/08/160-torna-se-vip-no-meu-blogue.html; na espera.

bjos, Ú&E =**************

Jorge Pimenta disse...

não conheço a realidade brasileira, mas creio firmemente que alguns dos dramas que outrora eram exclusivos de uma realidade são-no à escala global, hoje. inevitavelmente. texto e imagem poderosos!
um abraço!

Criss kelly disse...

Oi Merlaine!
Obrigada pela visita em meu cantinho!Amei seu blog!Voltarei sempre aqui!Já estou te seguindo tbm!
Beijos perfumados

Állyssen disse...

Querida Merlaine,

Sabe-se que o fenômeno da patologia das drogas é um sintoma de toda uma cultura e não pode-se culpar apenas um indivíduo...
Eu gosto muito do seu blog, faço questão de vir aqui!
Tenho um presente pra vc no meu blog, vai lá buscar!

Beijos, querida!

Álly

Greyce Kelly Cruz disse...

medo de que essa droga contagie
concordo quando você diz que quem usa drogas agride a si mesmo
mas que também afeta os demais, isso afeta...

Judite disse...

Boa noite, Merlaine

Como é triste saber que tantas vidas são ceifadas de maneira tão torpe... :(

Obrigada por sua visita ao Yehi Or!
Ficamos muito felizes!

Linda e abençoada semana pra vc!
Deus seja contigo.

http://www.youtube.com/watch?v=iXc-zCwvn5k

Anônimo disse...

Olá Merlaine...

Infelizmente essa realidade está longe de mudar. Principalmente por se tratar de regiões menos favorecidas economicamente.

Seu alerta é muito importante!

Um abraço carinhoso e que sua semana seja abençoada, Merlaine!

Deus esteja sempre contigo!

Juan disse...

Merlaine,

Muito chocante essa realidade...Os jovens sentem um vazio imenso e tende a ingressar para tão triste destruição. Vou voltar, quero ver as fotos na próxima postagem.

Fica com Deus.

Beijos.

Maria Célia disse...

Olá Merlaine
Notícia terrível, assustadora. Meu Deus, onde iremos parar, com tantas coisas ruins acontecendo e sendo descobertas.
Bjos

Marinha disse...

A droga transforma o dependente em uma triste caricatura dele mesmo.
Não sabia da droga que falas no texto, Merlaine.
:(

KIKA disse...

Merlaine, confesso que fico até envergonhada de escrever algo sobre seu texto... pq me considero uma viciada lícita (fumo Carlton...eram duas por dia, agora uma dá para dois dias).
Aqui em Marataízes o crack impera de maneira desconcertante...apavorante, aliás... já chegou uma droga pior que ele... nos tornamos prisioneiros. E, acompanho o trama de algumas famílias que passam por isso... eles adoecem junto... e o mais terrível... é que ainda não encontramos um meio eficaz de quebrar esse tráfico.
Ótima reflexão.
Bom feriado.

Marcinha disse...

Olá, passando para agradecer pela visita...
AH! Estou gostando muito daqui...
Bjos

A.S. disse...

Merlaine!

Muito esclarecedor o teu texto!
A pedra filosofal é um mito que vem desde os alquimistas da idade média, e que levou envolveu alguns povos em lutas fraticidas!

Um beijo!
AL

Aline Goulart disse...

Muito legal você tocar em um assunto tão importante e triste da nossa sociedade. Com certeza essa substância vai chegar às grandes cidades. As pessoas estão cada vez mais procurando o pior. Umas querem destruir às outras, outros querem destruir eles próprios e quem estiver junto, também tem aqueles se destroem sozinhos. O mundo está cheio de pessoas infelizes e deprimidas, sem estrutura alguma. Agora pergunta fica no ar: como combater esse mal? Como podemos ajudar essa pessoas?
Beijinhos e obrigada pela visita.

Val Cruz disse...

Cruel demais tudo isso!!! Ai credo! As imagens são assustadoras, a vida real deve ser muito pior... Eu tô fora!!!

Beijos querida, e boa semana pra vc!!!

ErikaH Azzevedo disse...

Merlaine,

Nunca tinha ouvido fala nexxe oxi..nunca mesmo, egostei do jeito sarcastico de como vc abordou a questão...se pudessemos sempre trabalhar pra conscientização da população desse modo, seria mesmo bom. Que muitos possam ler teu post minha flor.

Bjo meu

Erikah

Cristiane disse...

NOssa, que tristeza! Cada dia eles inventam drogas mais poderosas e baratas, que acabam com o ser humano cd vez mais rápido! Muito triste este submundo das drogas! Belo Post informativo!

Emilia Vaz disse...

Tem um presentinho p vc no meu blog,espero que goste.
Beijao

Marinha disse...

Amada, tem texto "educativo" para homens no blog...hehe. Se gostar, comenta lá.
Beijos, flor.

Anônimo disse...

Eu só não ntende como é que com tanto acesso à informação que se tem hoje em dia, as pessoas continuam caindo nessa...

Aline Oliveira disse...

Realmente as imagens são assustadoras, mas é bom sabermos o quanto as drogas causam só o mal. É triste quem se envolve com as drogas, porque, pra sair delas, é uma luta incansável, dizem!
Espero sua visita no meu blog, porque tem post novo!
Beijos e boa semana!

CARLA FABIANE... disse...

olá!!!
é uma triste realidade!

"Pós Escrita" disse...

gostei , sigo*

Ange Sauvage disse...

muito bom querida... post cidadã. bjs

Alê disse...

álcool tb é droga, mas a sociedade apoia com todo o louvor, então fica difícil.

Merlaine Garcês disse...

Alex...

Justamente... abordastes outro tema um tanto complexo...

H Paiva disse...

Utilidade pública

Quer sair das drogas: http://blogdohugopaiva.blogspot.com/p/casas-e-clinicas-de-recuperacao-publica.html

Anonymous disse...

Diga não as Drogas e sim a educação e um futuro melhor tenho apenas 12 anos.

Postar um comentário

Conto com comentários sensatos.
Desde já,
Obrigada!

 

Seja Essência e Não Aparência | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates