Os 7 Pecados / 31.05.2010


Percebi que a maioria dos fatos que aconteciam e freavam o crescimento das pessoas eram os 7 Pecados Capitais.A idéia de pecado não tem conotação religiosa. Pecar vem de "pecare"que significa "errar de alvo ". Sempre que "pecamos", erramos de alvo.
Conhecer quais são os 7 pecados capitais , suas consequências,nos relacionamentos e exemplificá-los é o objetivo desta reflexão.
*A IRA : Tem como sinônimos a raiva, a cólera, agressividade exagerada. Se pararmos para observar, encontraremos em qualquer ambiente várias cenas que ilustram esse pecado. As origens da ira podem ser por meticulosidade, por perfeccionismo ou até mesmo por desqualificar nossa capacidade de solucionar problemas bem como a importância desses problemas.
Basicamente a atitude mental que está por trás da ira é "quero destruir’ ou "eu quero e você deve". Como será o processo de tomada de decisão sob o impacto da ira ? Certamente o mais destrutível possível, com ranço de autoritarismo, desrespeito e baixo clima de confiança mútua entre o relacionamento com nosso próximo. Uma maneira de detectarmos a manifestação da ira é observar a destruição do patrimônio bem como a expressão facial das pessoas. Por baixo de toda ira quase sempre detectamos medo: de errar, de expressar-se de outra maneira,de perder espaço,etc. Ao invés de temer as pessoas atacam para defender-se de seus fantasmas.
*A GULA: No sentido literal, gula é o excesso no comer e beber,na sua simbologia maior significa voracidade.A característica da gula é engolir e não digerir.A gula pode ser entendida como gula intelectual inclusive, o sentido que está por trás da gula é o de estar funcionando abaixo das nossas , potencialidades.
A sensação é de que não estamos fazendo tudo que o nosso potencial permite, que estamos vivendo sem atender nossas expectativas.
A atitude mental básica é : necessito aprender tudo.
A gula vai influenciar tanto nos relacionamentos quanto na produtividade das pessoas.
*A INVEJA: É o desgosto ou pesar pelos bens do outro, a dificuldade de admirar o outro, o sentimento de injustiça .O slogan que define a inveja é : Ele é mais do que eu, também quero" a inveja nos faz perder o contato com nossas reais possibilidades.
Esses pecados não são claros , não são declarados .
O que deixa a inveja bem caracterizada é a sua expressão pelo comportamento não verbal, o olhar, principalmente.
Não devemos confundir a competição com a inveja. Esta última é um sentimento negativo que pode transformar o processo de competição em algo destrutivo.
*O ORGULHO: É o brio, a altivez, a soberba. A sensação de que "Eu sou melhor que os outros" por algum motivo. Isto leva a ter uma imagem de si inflada, aumentada, não correspondendo a realidade. Surge com isso a necessidade de aparecer, de ser visto passando inclusive por cima de padrões éticos e vendo os outros e colegas minimizados. Podemos criar a imagem de pavões que certamente trás resultados desastrosos. Podemos citar o exemplo de pessoas que tomam determinadas decisões por questões de orgulho pessoal ferindo muitas vezes seus princípios com o único objetivo de dar vazão a este sentimento.
*A AVAREZA : Define-se como estar excessivamente apegado a alguma coisa levando a um grande medo de faltar, uma percepção de escassez. A avareza pode ser percebida no cotidiano levando ao slogan: "Não tenho confiança em ninguém" logo terei avareza com as informações que me chegam as mãos, com a expressão dos sentimentos e opiniões em relação aos projetos que estou envolvido, etc. Economizo pensamentos, sentimentos e ações pois não consigo lidar com a diversidade, com a transparência entrando num clima defensivo. Em termos de pesssoas podemos apontar a tendência a centralização como gesto avarento.
*A PREGUIÇA: É definida como aversão ao trabalho, negligência. Este sentimento faz com que as pessoas desqualifiquem os problemas e a possibilidade de solução destes. A preguiça não se resume na preguiça física mas também na preguiça de pensar, sentir e agir. A crença básica da preguiça é "Não necessito aprender nada", levando a um movimento freador das idéias e ações dentro do cotidiano e traduzido pelo "deixa para depois".

*A LUXÚRIA: É definida como uma impulsividade desenfreada, um prazer pelo excesso, tendo também conotações sexuais. Nas empresas este pecado é identificado pelo assédio sexual: em nome da posição hierárquica "Desfruto do poder de dominar." Aparece com isso a grande dificuldade de relacionamento entre homens e mulheres nos ambientes de trabalho, reforçando heranças culturais arraigadas bem como dificuldades emocionais de expressar a afetividade de forma saudável.
Faz-se necessário perceber de forma ampliada os fatores que influenciam as pessoas e o seu grau de maturidade para compreender melhor os processos decisórios, a motivação e a qualidade de relacionamento.
Os fatores culturais, os paradigmas administrativos bem como a saúde emocional das pessoas parecem somarem-se num todo coerente e explicativo para o grau de desempenho e competências exigidos no que atua.
Os sentimentos envolvidos nos Pecados Capitais por si só não são negativos. O negativo é alimentá-los e agir sob o efeito deles não combatendo-os nem trazendo novas alternativas de comportamento, minando com isso o crescimento e o fortalecimento das competências dentro de qualquer situação.

Quero com este, que reflitam um cadim...rsrs

10 comentários:

Paulo Tamburro disse...

OI MERLAINE,

aí estão os sete pecados capitais:quem nunca os cometeu que atire a primeira pedra.

Sabe MERLAINE, existe um fio condutor entre todos estes chamados pecados, ou seja, quero dizer que todos eles fazem absolutamente mal a nossa saúde.

Só recentemente, a ciência descobriu a razão pela qual certas condutas humanas destroem o nosso organismo.

Descobriram: é através do nosso sistema imunológico!

Repare que a úlcera estomacal, por exemplo é típica de pessoas iradas, invejosas, estressadas.

É porque, a ira e a inveja o estresse por exemplo, descarregam grande quantidade de adrenalina , na nossa corrente sanguínea.

A adrenalina é um vasodilatador e provoca no estômago a hipersecreção do ácido clorídico que serve para digerir os alimentos, nas refeições.

Porém, se você vive sempre com ira, ódio, inveja , esta secreção ácida no seu órgão é contínua e não apenas, nas horas das refeições.

Então como os ácidos pépticos, entre eles o clorídrico, não encontram alimentos para digerir, eles começam a "digerir" a própria camada interna do estômago, chamada Mucina.

Aí vem a ferida.

É a úcera estomacal.

Se todo mundo soubesse o que estes sentimentos negativos provocam no nosso corpo, objetivamente, e cientificamente, explicado, com certeza, deixariam estes sentimentos de lado, pois afinal, vida só temos uma.

Eu encontrei uma forma de viver em harmonia.

Tenho um blog de humor:"HUMOR EM TEXTO" e pretendo passar para as pessoas, que: sorrir é o melhor remédio do mundo.

Aliás, se quiser passar por lá, ficaria mais alegre , ainda.

Parabéns pelo seu blog.

Um abração carioca!!!

Merlaine Garcês disse...

Muito obrigada ; seu comentário será muito válido!
Volte sempre!

Katia disse...

Oi, querida, desculpe a minha demora mas neste feriado que vou poder dar uma respirada e curtir meus amigos daqui e meu cantinho...tenho mil novidades pra contar mas aos poucos vou postando. Obrigada pelo selinho e pelo convite, fico feliz que tenha se lembrado de mim. Eu li sua postagem mas quero depois reler com mais atenção, muito interessante...bjs...Deus a abençoe.

Merlaine Garcês disse...

Tudo bem Katia! Obrigada; Deus te abençoe também!

Fernanda Beleza disse...

Oi querida sim eu vi teu recado indicando o
selinho pra mim, peço desculpas por não haver
postado ele antes mas tinha uns posts de parcerias
ja programados por isso não havia postado o selinho mas no post de hoje ja publiquei ok?
muito obrigada pelo carinho.
Otimo domingo
bjuh!

Rejane-Enajer disse...

Merlaine,se a gente nunca pecasse, não seríamos capazes de entender que o ser humano cresce quando admite ser pecador.Nós esse ser tão ambivalente e contraditório né? é querida, errar é humano, mas errado brabo mesmo, é errar , não aprender e continuar errando.
Adorei seu post e estou copiando e levando comigo para os meus favoritos.
Um abração!!

Merlaine Garcês disse...

Ok! Então Fernanda! Obrigada!

Merlaine Garcês disse...

Que bom que gostou Rejane!
Volte sempre!
Abraços

Bela e Fera disse...

Muito bom! Cometo pelo menos 5 dos sete por dia... hahahaha! BEijão!

Merlaine Garcês disse...

Obrigada pela visita!Volte sempre!
Bela e Fera!

Postar um comentário

Conto com comentários sensatos e inteligentes!
Desde já,
Obrigada!

 

Seja Essência e Não Aparência | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates