Poderá Ser Tarde Demais / 21.01.2011

Hoje, ao atender ao telefone que insistentemente exigia atenção, o meu mundo desabou...
Entre soluços e lamentos, a voz do outro lado da linha me informava que o meu melhor amigo, meu companheiro de jornada, meu ombro camarada, havia sofrido um grave acidente, vindo a falecer instantaneamente...
Lembro de ter desligado o telefone, e caminhado a passos lentos para meu quarto, meu refúgio particular...  as imagens de minha juventude vieram a minha mente...
Os amores não correspondidos...
A faculdade...
As bebedeiras...
As conversas em volta da lareira até altas horas da noite...
Ahhhhh... os sorrisos.... como eram fáceis de surgir naquela época...
As confidências ao pé do ouvido...
As colas...
A cumplicidade...
Lembrei da formatura...
De um novo horizonte surgindo...
Das lágrimas e despedidas...
E principalmente, das promessas de novos encontros...
Lembro perfeitamente de cada feição do melhor amigo que já tive em toda a vida, em seus olhos a promessa de que EU nunca seria esquecida.
E realmente, nunca fui!
Perdi a conta as vezes em que ele carinhosamente me ligava quando eu estava no fundo do poço...
...ou das mensagens, que nunca respondi, as quais constantemente me enviava, enchendo minha caixa postal eletrônica de esperanças e promessas de um futuro melhor!
Lembro que foi em seu ombro que chorei a perda de meu amado pai... foi em seu ouvido que derramei as lamentações do noivado desfeito...
Apesar do esforço para vasculhar minha mente, não consegui
me lembrar de uma só vez em que tenha pego o telefone para ligar e dizer a ele o quanto era importante para mim contar com a sua amizade...
Afinal....
Eu era muito ocupada!
EU NÃO TINHA TEMPO!
Não lembro de uma só vez em que me preocupei de procurar uma mensagem edificante e enviar para ele...
...ou qualquer outro amigo, com o intuito de tornar o seu dia melhor.

EU NÃO TINHA TEMPO!
Não lembro de ter feito qualquer tipo de surpresa, como aparecer de repente com uma garrafa de vinho e um coração aberto disposto a ouvir.
EU NÃO TINHA TEMPO!
Não lembro de qualquer dia em que eu estivesse disposta a ouvir os seus problemas.
EU NÃO TINHA TEMPO!
Acho que eu nunca sequer imaginei que ele tinha problemas...
Não me dignei a reparar que constantemente meu amigo passava da conta na bebida...
Achava divertido o seu jeito bêbado de ser.
Afinal, bêbado ou não ele era uma ótima companhia para mim...
Só agora vejo com clareza o meu egoísmo.
E este talvez vai me acompanhar eternamente...
TALVEZ...
Talvez se eu tivesse saído de meu pedestal egocêntrico e prestado um pouco de atenção... e desprendido um pouquinho do meu sagrado tempo, meu grande amigo não teria bebido até não agüentar mais e não teria jogado sua vida fora ao perder o controle de um carro que com certeza, não tinha a mínima condição de dirigir...
Talvez ele, que sempre inundou o meu mundo com sua iluminada presença, estivesse se sentindo sozinho...
Até mesmo as mensagens engraçadas que ele constantemente deixava em minha secretária eletrônica, poderiam ser seu jeito de pedir ajuda...
Aquelas mesmas mensagens que simplesmente apaguei da
secretaria eletrônica, jamais se apagarão da minha consciência.
Estas indagações que inundam agora o meu ser nunca mais terão respostas.
A minha falta de tempo me impediu de respondê-las.

Agora, lentamente, escolho uma roupa preta digna do meu estado de espírito e pego o telefone e 
aviso o meu chefe que não irei trabalhar hoje, e quem sabe, nem amanhã nem depois...
...pois irei tirar o dia para homenagear com meu pranto a uma das pessoas que mais amei nesta vida.

Ao desligar o telefone, com surpresa eu vejo, entre lágrimas e remorsos, que para isto, para acompanhar durante um dia inteiro o seu corpo sem vida...


EU TIVE TEMPO!

Descobri que se você não toma as rédeas da tua vida...
O TEMPO TE ENGOLE E TE ESCRAVIZA.

Trabalho com o mesmo afinco de sempre, mas sou somente "a profissional"
durante o expediente normal.
Fora dele, sou um ser humano!
Nunca mais uma mensagem da minha secretaria eletrônica.
Ficou sem pelo menos um "oi" de retorno.
Procuro constantemente encher a caixa eletrônica dos meus amigos com mensagens de amizade e dias melhores.
Abraço constantemente meus irmãos e minha família,pois os laços que nos unem são eternos.
Esses momentos costumam desaparecer com o tempo, e todo o cuidado é pouco.
Distribuo sorrisos e abraços à  todos que me rodeiam, afinal,
PARA QUE GUARDÁ-LOS?
Enfim...

Você achou um tempinho para ler isto?
Não espere o dia em que as pessoas mais importantes de sua vida serão tiradas de você para que você possa demonstrar o quanto elas significam...
Faça alguém feliz hoje...

O AMANHÃ PODE NÃO CHEGAR...

E você terá perdido uma grande oportunidade de transmitir todo o seu carinho...

Deixe alguém feliz...
Hoje...
E sempre!
E principalmente...
SEJA FELIZ VOCÊ TAMBÉM!





Não sou a protagonista desta!
Postei com o intuito de um 
despertar para a reflexão!




45 comentários:

♥Di Santos♥ disse...

Obrigada por me lembrar de uma coisa tão simples, mas que muitas vezes esquecemos de fazer que é dizer a quem amamos o quanto amamos!
Sinto por sua perda,vc me fez chorar com suas palavras...
Já passei por situação semelhante e entendo perfeitamente.

Bjux Di

Unknown disse...

É verdade, o amanhã pode ser tarde demais!

Andressa Britto disse...

LINDOOOOOOOOOO DEMAIS, ja havia lido algo parecido, é realmente a pura realidade;
Adorei, beeijo sz

Patricia Castagna disse...

É complicado!
O mundo moderno nos suga de tal maneira que às vezes realmente não temos tempo para nada.
Mas é importante mais ainda pensarmos que amanhã realmente pode ser tarde para vivermos os nossos amores, nossas relações que nos fazem felizes.
Beijo amada, e que você consiga elaborar esta perda, afinal, a vida é isso né?
beijo

Merlaine Garcês disse...

Esclarecendo...

Não sou a protagonista desta!
Postei com o intuito de um
despertar para a reflexão!

Unknown disse...

Neste mundo moderno onde a comunicação é fácil e instantânea, os afetos foram deixados um pouco de lado, os encontros e abraços fraternos, substituídos por mensagens instantâneas e scraps coloridos...
Essa reflexão é para nos lembrar que nada substitui um abraço, um beijo, um olho no olho...
Que ainda não seja tarde demais.
Abraços

Maria Chuteira. disse...

Muito bom o texto! É como diz a Pitty em música: ''Não deixe nada pra depois...''

Mi disse...

realmente temos que aproveitar o maximo da vida ao lado de quem amamos pois o futuro a Deus pertence.
bjinhos

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Amiga, obrigada por compartilhar a leitura dessa mensagem tão importante e tão necessária em nossos dias tão atribulados... Quantas e quantas vezes deixamos de responder um email, ou até mesmo de dizer um simples TE AMO pra alguem que tanto queremos bem e está ao nosso lado... Sublime e reflexiva mensagem! Deixo carinhos meus pra você, viu? Bjsss

Passos silenciosos disse...

Muito emocionante...
e vamos sempre adiando os momentos, como se sempre houvesse um amanha...
Hoje é tudo que temos pra sermos felizes e fazermos outros felizes.
bjos..lindo post.

Lívia disse...

Olá, gostei das mensagens do seu blog, são lindas. Parabéns. Se desejar me conhecer será muito bem vinda no meu canto. Abraços.

Fernando Imaregna disse...

Oi Merlaine...
Vi que está me seguindo no blog do Irmão das Estrelas...fiquei feliz por demais...
Apareça sempre...
Volto mais tarde para ler tudinho aqui...mas pela amostra deste post, vou ver muita coisa bonita, tenho certeza...
Parabéns pelo texto...profundo...

Beijos fraternos !

Junior Rios disse...

Realmente, quando nos damos conta do valor da presença, da amizade confiável, pode ser tarde demais, irremediável...
Uma essencial reflexão!

disse...

Por isso que a gente tem que ser feliz e fazer os outros felizes sempre e não deixar nada pra dp!
Bjs

Anônimo disse...

Sem palavras!

alma disse...

Merlaine,

Mais que uma reflexão, é um todo que se prende quando lemos a "falta de tempo2 que por aí circula.

e custa tão pouco um gesto, um abraço uma palavra.

Belo!!!

bj

Maria Célia disse...

Olá Merlaine
Já conhecia este texto, uma amiga me enviou por e-mail.
É muito bonito,profundo e verdadeiro demais.
bjo

Juuh Nascimento disse...

Ah que texto belo minha querida.
Ótima reflexão!


Não o se pode deixar para depois,
ser feliz pode Urgencia!

Bjss

Ingrid disse...

Tomara todos ttivessem esta consciencia..
nunca deixar nada para depois..
beijos querida!

SANDRA disse...

Merlaine,

Alguma criatura de mal com a vida entrou no meu BLOG e o DETONOU.
Tive que recomeçar, então o DA JANELA DO GARDEN PLACE tem agora o seguinte endereço:

http://janeladogardenplace.blogspot.com/

Beijinhosssss

Luana Proni . disse...

Olá querida , tem selinho pra ti !

http://luanaproni.blogspot.com/2011/01/selo_21.html

Andradarte disse...

Pois é....li tudo avidamente...Eu me revia....
nesse maldito...'Obrigado, mas não tenho tempo',
Afinal não tinha tempo sequer para mim....até que
resolvi arranjar tempo....nunca é tarde...e hoje
sou mais feliz, com o tempo que arranjei para mim...
Ganhei a manhã...
Beijo

Ro Fers disse...

Texto bem forte e bem reflexivo, afinal a vida é tão curta, e tão corrida, que muitas vezes esquecemos de dar atenção aos que merecem...
Bjão!

Lola disse...

Oooie!

Nossa muita linda a postagem, parabéns belo texto.

Beijokinhas da Lola

Juuh Nascimento disse...

Adorei seu comentario *-*
Mulher quando se pinta, quer guerra!

Tenha um ótimo fim de semana minha querida!

Bjss

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Merlaineeeeeeeeeeeee estou de volta minha linda!! belo texto para uma mega reflexão.
Tudo bem com você? vi seu recadinho e adoreiiii!!
Um bjãooooooo

Myself disse...

Muito lindo mesmo. é um facto que por vezes deixamos o tempo ir passando sem darmos a devida importância a quem merece, não é? Para reflectir sem dúvida.
Estou a retribuir a tua visita, muito obrigada. Vou seguir-te, pois gostei do teu cantinho.
Bjinhos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Um texto que é uma chamada de atenção para todos nós...para depois não chorarmos o arrependimento do que se podia ter dito...do que se podia ter feito...infelizmente.

Beijinhos com carinho
Sonhadora

Bella disse...

Uma grande verdade. Temos tendencia para tomar as pessoas como garantidas e um dia sem aviso tudo se acaba. E é verdade, arranjamos sempre tempo para um funeral, mas nunca para uma visita. Temos mesmo de parar e rever prioridades.
Bjokas

Nana disse...

Estou te seguindo.
Não se esqueça que no www.dicas-da-nana.blogspot.com tem sempre uma novidade para vc!
Me siga também! =)

Beijos!

Anônimo disse...

Estava com saudades de visitar esse blog, faz tempo que não passou por aqui. Gostei muito desse texto, além de todos os outros.

Alicia disse...

O tempo nos toma a vida.

Rute Luz disse...

É exactamente isso. Obrigada :) beijinho

Maria Marluce disse...

O tempo não pára, já dizia Cazuza, então é bom lembrar que amanhã podemos não ter a oportunidade de fazer o poderíamos ter feito hoje. Boa reflexão.

Dayane Pereira disse...

Lindo texto, vc escreve muito bem.. Me fez refletir e me lembrar de tantas pessoas, que não sei mais como esta a vida,e algumas que nem sei se ainda vivem.. Sim, o tempo passa mesmo, e nos prega peças.

Caio S. Ribeiro disse...

Vim retribuir a visita e simplesmente me apaixonei pelo seu blog. Me fez refletir esta sua postagem, e acabou me entristecendo, o que é bom, faz sentido. Maysa Matarazzo diz algo sobre a importância das palavras, trago aqui pra você:
"Existe uma certa quantidade de questões e de assuntos sobre os quais eu falei tantas vezes, se a gente repete as coisas mesmo aquelas que pertencem a nossa própria fé, ou esperança essas coisas começam a morrer, e como. Então já não é possível dizer sempre as mesmas coisas, ainda que elas sejam tão importantes." Às vezes o falar também faz com que as coisas acabem, algumas coisas precisam ficar veladas, pois se repetidas... cansam.

Merlaine Garcês disse...

Obrigada Caio!
Bjs!

Anônimo disse...

Esse é um texto que não importa quantas vezes lemos, sempre vai despertar a reflexão.
Um beijo!

Emilia Vaz disse...

Sinto por tua perda,Mel.Sinto muito mesmo.
Falo muito sobre o TEMPO no meu blog,em várias postagens.Ele pode ser nosso inimigo e tbm nosso aliado.Basta saber o que fazer e como fazer quando temos TEMPO.Só assim melhoramos muito cada momento nos oferecido pelo TEMPO.
Beijo querida.

«╬♥ LADy M«╬♥ disse...

Nossa muito interessante ameii.. realidade pura
bjo

Janinha disse...

Lindo o texto gostei daki...Vim agradecer por ser minha seguidora tbm...

Bju sempre passarei por aki...

Merlaine Garcês disse...

Muito obrigada à todos!

Déjà Vu disse...

Ola estou de volta entra la no meu blog e post novos retornei das ferias com novos pensamento!
Entre la e comente sempre beijos!

Mari disse...

Gostei, me identifiquei com seu blog...com seu jeito de escrever...Parabens

Anônimo disse...

Adimiro demais seu blog

Postar um comentário

Conto com comentários sensatos.
Desde já,
Obrigada!

 

Seja Essência e Não Aparência | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates